đŸ’„ Israel diz que “provavelmente” matou Mohammed Sinwar, lĂ­der do Hamas em Gaza

đŸ’„ Israel diz que “provavelmente” matou Mohammed Sinwar, lĂ­der do Hamas em Gaza

Bombardeio ao Hospital Europeu pode ter eliminado um dos Ășltimos chefes do ataque de 7 de outubro

O governo de Israel acredita que conseguiu atingir um dos alvos mais procurados desde o início da guerra contra o Hamas. Trata-se de Mohammed Sinwar, líder da facção em Gaza e irmão de Yahya Sinwar, morto meses atrås.

A informação foi revelada durante uma reuniĂŁo fechada no Parlamento, segundo uma fonte presente. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, teria dito que, “pelos sinais que temos, Mohammed Sinwar morreu” apĂłs um ataque aĂ©reo lançado na Ășltima terça-feira (13) contra uma ĂĄrea prĂłxima ao Hospital Europeu, na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

Apesar da declaração, o exército israelense não confirmou oficialmente se Sinwar realmente morreu no bombardeio.

De acordo com autoridades da ĂĄrea de saĂșde em Gaza, seis pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas na ofensiva que tambĂ©m deixou parte do hospital danificado — mais um episĂłdio que mistura o rastro de destruição da guerra com os efeitos colaterais na população civil.

Após a morte do irmão, Yahya Sinwar, em outubro do ano passado, Mohammed assumiu a liderança do Hamas na região. A eliminação dele seria vista como uma vitória de peso para Israel, que sofre pressão internacional para encerrar uma guerra que jå dura 18 meses, arrastando consigo milhares de vítimas e destruição.

Se a morte de Sinwar for confirmada, ele se junta a uma longa lista de líderes do Hamas que jå foram mortos desde o início da ofensiva israelense, incluindo nomes de peso como Mohammed Deif, comandante da ala militar do grupo, seu braço direito Marwan Issa, e até o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh.

Enquanto isso, o rastro da guerra segue espalhando medo, destruição e incertezas em Gaza.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias