Ex-espião de Chávez, extraditado da Espanha, chega aos EUA para julgamento.

Nesta terça-feira (18), o Supremo Tribunal da Espanha ordenou a extradição imediata de Hugo Carvajal, ex-diretor da inteligência militar venezuelana, para os Estados Unidos. Ele é procurado pelos EUA por acusações de tráfico de drogas. Essa decisão veio após o Tribunal Europeu de Direitos Humanos negar, na semana anterior, uma tentativa de Carvajal de evitar a extradição, que já havia sido autorizada pela Espanha.

Hugo Carvajal foi uma figura importante nas forças armadas da Venezuela durante mais de uma década, atuando como os olhos e ouvidos do ex-presidente Hugo Chávez. As acusações contra ele, junto com mais de uma dúzia de outras autoridades venezuelanas de alto escalão, incluindo o presidente Nicolás Maduro, foram feitas pelos Estados Unidos em 2020.

Carvajal está sob custódia espanhola desde setembro de 2021, quando foi preso em Madri. Ele negou veementemente as acusações de apoiar o tráfico de cocaína para os Estados Unidos.

Após o Supremo Tribunal da Espanha emitir sua ordem de extradição, a Interpol será informada da decisão e deverá proceder com a entrega do réu às autoridades dos EUA, em conformidade com a decisão original de 2019.

Não foram feitos comentários imediatos pela Interpol, pelo advogado de Carvajal nos Estados Unidos ou pelo porta-voz da Procuradoria dos Estados Unidos em Manhattan, que está envolvida no caso.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags