8 de janeiro: Alexandre de Moraes vota para condenar ‘Fátima de Tubarão’ a 17 anos de prisão
Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, uma senhora de 67 anos conhecida como ‘Fátima de Tubarão’, foi condenada a 17 anos de prisão em regime inicialmente fechado pelo ministro Alexandre de Moraes do STF. A decisão se deu devido à sua participação nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.
Em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, Maria de Fátima afirma estar destruindo tudo no Palácio do Planalto e até defecando no local. Ela também incita violência ao declarar: “Vamos pra guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão,” referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes.
No seu voto, Moraes ressaltou que, com tais ações, Maria de Fátima tentou abolir o Estado Democrático de Direito por meio de violência e grave ameaça, buscando impedir ou restringir o funcionamento dos Poderes Constitucionais e derrubar o governo legitimamente constituído, em prol de uma tomada de poder militar e a implantação de uma ditadura.
Além da pena de prisão, o ministro também decidiu que Maria de Fátima, junto com outros condenados, deverá pagar uma multa de R$ 30 milhões como reparação pelos danos causados.
O julgamento, realizado em plenário virtual, teve início nesta sexta-feira (2) e continuará até o dia 9 de agosto.