“Acordo para Janones: PGR Prefere Negociar a Processar Deputado Acusado de ‘Rachadinha'”

“Acordo para Janones: PGR Prefere Negociar a Processar Deputado Acusado de ‘Rachadinha'”

Em vez de punição, Janones ganha chance de escapar do processo por peculato e corrupção com acordo oferecido pela PGR.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) optou por propor um acordo ao deputado André Janones (Avante-MG) e seus assessores, mesmo com indícios de envolvimento em crimes de peculato e “rachadinha”. No lugar de formalizar uma acusação, a PGR sugeriu um acordo de não persecução penal, que evitaria o processo judicial se Janones e os assessores aceitarem condições específicas. Para isso, a PGR pediu um prazo de 60 dias para negociar os termos.

A investigação da Polícia Federal revelou que Janones seria o centro de um esquema de corrupção no gabinete, envolvendo seu assessor Mário Celestino da Silva Junior e o ex-assessor Alisson Alves Camargo. As suspeitas, segundo a PF, apontam que Janones teria exigido de seus assessores a devolução de parte dos salários, esquema popularmente conhecido como “rachadinha”, prática confirmada em um áudio divulgado pelo portal Metrópoles e atestada por laudos periciais. Dois ex-assessores ainda afirmaram que sofreram retaliações ao se recusarem a devolver o valor solicitado.

O caso já está nas mãos do relator Luiz Fux, no STF, que agora espera que a PGR decida se avança ou não com a denúncia formal. Por ora, Janones parece contar com uma saída alternativa, enquanto as provas e depoimentos indicam uma trama que compromete não só sua reputação, mas a confiança de seus eleitores.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags