Aos 39 anos morre Amália Barros, deputada federal do PL
A deputada federal Amália Barros (PL-MT) faleceu na madrugada deste domingo (12), aos 39 anos, após uma batalha contra um nódulo no pâncreas que a levou a várias cirurgias. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Amiga próxima da família Bolsonaro e eleita em 2022, Amália Barros era conhecida por sua atuação política em prol dos direitos das pessoas com visão monocular. Ela própria enfrentou essa condição após perder a visão do olho esquerdo aos 20 anos, devido a uma infecção por toxoplasmose, levando-a a usar uma prótese ocular.
Sua trajetória inclui a fundação do Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular e a luta pela aprovação da Lei que leva seu nome, conferindo direitos às pessoas com essa condição. Seu livro, “Se Enxerga!: Transforme Desafios em Grandes Oportunidades para Você e Outras Pessoas”, lançado em 2021, conta sua história e inspira outros.
A morte de Amália Barros é uma perda significativa para a política brasileira, especialmente para as causas que ela defendia com tanto empenho e dedicação.