Após elogios de Maduro, embaixador venezuelano anuncia retorno ao Brasil
Decisão reforça tentativa de reaproximação entre Caracas e Brasília
O embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, confirmou nesta quarta-feira (13) que está voltando a Brasília após ter sido chamado para consultas por Nicolás Maduro no final de outubro. Em um vídeo divulgado no perfil oficial da embaixada venezuelana na rede social X, Vadell afirmou estar “a poucas horas” de regressar ao Brasil e mencionou que está levando passaportes para cidadãos venezuelanos que residem no país.
O retorno ocorre dois dias após Maduro elogiar publicamente uma declaração de Lula. O presidente brasileiro afirmou que não cabe a ele questionar a decisão da Suprema Corte venezuelana, que ratificou a vitória de Maduro nas eleições de 28 de julho. Maduro classificou a postura de Lula como uma “reflexão sábia”.
Críticas e tensões anteriores dão lugar a tentativa de normalização
A decisão de enviar o embaixador de volta ao Brasil sinaliza uma disposição de Caracas para retomar a normalidade nas relações diplomáticas. Vadell havia deixado a embaixada em 30 de outubro, em resposta ao que o governo venezuelano considerou “declarações intervencionistas” de representantes do governo brasileiro, como o assessor internacional de Lula, Celso Amorim.
Além disso, o veto do Brasil à entrada da Venezuela no bloco dos BRICS também gerou atritos recentes entre os dois países. No entanto, os elogios de Maduro à postura de Lula indicam uma tentativa de diminuir as tensões e buscar um diálogo mais alinhado.
A reaproximação vem em um momento estratégico para ambos os governos, que parecem buscar fortalecer laços em meio a desafios políticos e econômicos regionais.