Ataques diretos entre Israel e Irã acabaram, diz fonte de inteligência regional

Ataques diretos entre Israel e Irã acabaram, diz fonte de inteligência regional

Ataque israelense em província a 350 quilômetros do Teerã aconteceu nas primeira horas desta sexta-eira (19), de acordo com os EUA

Uma fonte de inteligência da região, com acesso a informações sobre a possível reação do Irã a um ataque israelense, afirmou que os ataques diretos entre Israel e Irã terminaram, segundo relatou uma autoridade dos EUA. A informação foi divulgada após um ataque realizado por Israel na província de Isfahan, que fica a aproximadamente 350 quilômetros de Teerã, segundo confirmaram fontes americanas.

No incidente, o sistema de defesa aérea iraniano foi ativado e conseguiu derrubar três drones israelenses. A fonte, que falou sob condição de anonimato, informou à CNN cerca de duas horas e meia após os primeiros relatos dos ataques. Apesar das declarações, a fonte não confirmou se o Irã planeja responder ao ataque.

Até o momento, as autoridades iranianas procuraram minimizar as consequências do ataque, e tanto os militares israelenses quanto o governo iraniano não forneceram comentários detalhados sobre a origem ou natureza do ataque. Relatórios iniciais indicam que o ataque não visou instalações nucleares, mas pode ter danificado um radar do Exército e quebrado janelas de edifícios de escritórios na região atacada.

Sirenes também foram acionadas no norte de Israel após o ataque, e a Embaixada do Brasil no Irã aconselhou brasileiros no país a estocarem alimentos, indicando que os ataques foram pontuais. A defesa aérea iraniana confirmou a derrubada dos drones e uma autoridade iraniana informou à Reuters que não houve ataque com mísseis, e que as explosões ouvidas foram resultado da ativação da defesa aérea.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags