Atas das eleições presidenciais da Venezuela surgem online em sites da oposição
As atas das eleições presidenciais da Venezuela foram disponibilizadas online em sites ligados à oposição, após a líder opositora María Corina Machado anunciar a criação de um site para consulta pública. Este site, onde as pessoas podem verificar os resultados das mesas de votação com seus números de identidade, foi criado devido à falta de publicação dos resultados detalhados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que declarou Nicolás Maduro vencedor com 51% dos votos.
Apesar de o site ter enfrentado sobrecarga devido ao alto tráfego, algumas pessoas conseguiram acessar e verificar os resultados das mesas eleitorais. A CNN confirmou que os números de identificação inseridos correspondiam aos colégios eleitorais corretos, mas não pôde verificar a autenticidade completa dos dados publicados.
O CNE justificou a demora na publicação dos resultados devido a um suposto ataque cibernético, atribuído à Macedônia do Norte, embora o governo desse país tenha negado ter sido contatado para investigar o caso. A falta de divulgação detalhada dos resultados das eleições, que é uma prática habitual, levantou suspeitas de manipulação e reforçou as alegações de fraude feitas pela oposição.