Atentado: O Último Ato de Francisco Wanderley Luiz fez ameaças e citou Lula e Bolsonaro nas redes sociais.
Homem que detonou bomba perto do STF fez ameaças e citou Lula e Bolsonaro nas redes sociais.
O nome de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, ficou marcado pelo trágico atentado em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde ele perdeu a vida ao explodir uma bomba. O episódio, que também causou outra explosão nas proximidades da Câmara dos Deputados, levou à evacuação de autoridades e ao fechamento da Esplanada dos Ministérios.
Antes de cometer o ato fatal, Tiü França usou suas redes sociais para mandar mensagens alarmantes e repletas de uma retórica de polarização. Em uma delas, ele convocou tanto o presidente Lula quanto o ex-presidente Bolsonaro a “se afastarem da vida pública” para evitar mais divisões no país. “Se vocês amam o Brasil, afastem-se da vida pública! Chega de polarização”, escreveu. A mensagem também sugeria que, ao se afastarem, ambos poderiam “provar quem realmente são”, enquanto ele clamava por uma união do povo.
Além de expressar sua insatisfação política, ele fez menções a uma série de explosões iminentes, informando detalhes em suas postagens, como o horário exato de um suposto ataque. Ele também deixou claro que a escolha do dia, 13 de novembro, tinha relação com sua aversão ao número 13, símbolo associado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Com uma trajetória política marcada por uma candidatura frustrada a vereador pelo Partido Liberal (PL), Tiü França se tornou um nome polêmico e seu último ato ressoou fortemente no cenário político e social do Brasil.