
Ato de Bolsonaro em Brasília: Trânsito fechado e bloqueios próximos ao Congresso
Manifestação convocada pelo ex-presidente reunirá bolsonaristas em Brasília, com expectativa de pressão por anistia e medidas relacionadas aos atos de 8 de janeiro.
Nesta quarta-feira (7), um novo ato pró-Bolsonaro ocorrerá em Brasília, reunindo apoiadores do ex-presidente para protestar por anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023. O evento será marcado por bloqueios na cidade, com parte da Esplanada dos Ministérios interditada e segurança reforçada ao redor do Congresso Nacional.
A manifestação começará às 16h na Torre de TV e, a partir dali, os participantes seguirão até a Avenida José Sarney, onde serão colocados gradis para impedir o avanço até os prédios dos Três Poderes. A marcha terá um percurso de aproximadamente três quilômetros no centro da cidade.
Em reunião com as autoridades de segurança pública do Distrito Federal, ficou definido que parte do Eixo Monumental e da Esplanada será fechada para garantir a ordem durante o evento. Oito faixas da via serão bloqueadas, com espaço reservado para os manifestantes e para o tráfego da Polícia Militar. O evento está previsto para terminar às 17h30, no máximo até às 18h.
O organizador do evento será o pastor evangélico Silas Malafaia, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, embora tenha recebido alta do hospital após cirurgia, poderá participar, caso sua equipe médica autorize, embora existam recomendações para que ele evite aglomerações.
A manifestação visa pressionar o Congresso Nacional a votar um projeto de lei que permita anistiar os envolvidos nos ataques de janeiro, com possíveis brechas para beneficiar Bolsonaro. Além disso, o evento ocorre no mesmo dia em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, apresentou um projeto alternativo que diminui as penas dos envolvidos, mas impõe punições mais severas para os mentores dos ataques.