Bancada evangélica pedirá convocação de Haddad no plenário da Câmara
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ex-líder da Frente Evangélica no Congresso Nacional, apresentou um requerimento de convocação nesta segunda-feira (5) para ouvir o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o resultado fiscal do governo brasileiro em 2023 e outras informações econômico-tributárias. A convocação ainda está sujeita à aprovação. Sóstenes alega que há muitos pontos a serem esclarecidos pelo ministro, incluindo as fake news relacionadas ao déficit de R$ 230 bilhões e a revogação da suposta isenção fiscal a líderes religiosos durante a gestão anterior.
O deputado busca mais informações sobre a anulação da suposta isenção fiscal a líderes religiosos, como padres e pastores, durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O requerimento destaca o déficit primário acumulado de R$ 230,5 bilhões em 2023, apontando como o segundo pior da série histórica desde 1997. Sóstenes questiona o Ministro Haddad sobre a distância do Brasil em relação à diretriz de alcançar um déficit primário de 1% do PIB, conforme apontado pelo próprio ministro.
Haddad já se reuniu com a Frente Evangélica e membros da Receita Federal para discutir o ato relacionado à isenção fiscal. Após a reunião, o ministro anunciou a formação de um grupo de trabalho com membros do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) para resolver controvérsias sobre a interpretação da lei. O requerimento de convocação ainda aguarda aprovação para que a audiência com o ministro seja agendada.