Banco Central anuncia redução da Taxa Selic para 13,25%
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou hoje, quarta-feira (2), o primeiro corte de juros no governo de Lula da Silva (PT). A taxa básica de juros (Selic) foi reduzida em 0,5 ponto percentual, passando de 13,75% para 13,25% ao ano.
A decisão não foi unânime, com 5 votos a favor do corte de 0,5 ponto percentual, incluindo os diretores indicados por Lula e o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Por outro lado, 4 membros votaram pela redução de apenas 0,25 ponto percentual.
Essa redução marca o início do ciclo de flexibilização monetária após três anos do último movimento de queda da taxa básica. Em agosto de 2020, a Selic atingiu o piso histórico de 2% durante a pandemia de Covid-19.
Durante o governo Lula, a Selic permaneceu por um ano em 13,75%, mesmo com a pressão do governo e críticas de empresários. Antes disso, o BC havia realizado 12 aumentos consecutivos entre março de 2021 e agosto de 2022, elevando a taxa em 11,75 pontos percentuais.
A maioria dos analistas esperava um corte de 0,25 ponto percentual, para 13,50% ao ano, mas a decisão de 0,5 ponto percentual era vista como uma possibilidade.
O governo Lula vinha pressionando por um corte maior da Selic, e os primeiros diretores indicados pelo governo petista foram a favor dessa medida, o que contribuiu para a decisão do Copom.
O ambiente econômico melhorou desde o último encontro do Copom, com desaceleração da inflação e apreciação do câmbio, o que fortaleceu a perspectiva de corte na taxa de juros.
O índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) será conhecido em 11 de agosto, mas os dados disponíveis até junho mostram uma alta acumulada de 3,16% em 12 meses.
As projeções para o IPCA foram revisadas para baixo, com estimativas de 4,84% para este ano e 3,89% para o próximo. A expectativa para 2025 é de 3,5%, ainda acima do centro da meta (3%).
O próximo encontro do Copom está marcado para os dias 19 e 20 de setembro, quando será avaliada a possibilidade de recalcular a taxa básica de juros.