Barroso inaugura escultura de garrafas plásticas no STF
Ministro disse que a peça está inserida nos compromissos assumidos pela Corte com a chamada Agenda 2030 da ONU
A inauguração de uma escultura feita de três mil garrafas plásticas na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) foi presidida por Luís Roberto Barroso, o presidente do STF, nesta quarta-feira, 20. Edson Fachin, o vice de Barroso, também marcou presença no evento. Segundo Barroso, a escultura “incomoda, mas nos faz pensar”.
Segundo o magistrado do STF, a iniciativa é parte do compromisso do tribunal em reduzir o uso de plástico e a produção de resíduos, estando mais engajado com o objetivo de “carbono zero”.
A reunião de vários servidores no Palácio da Justiça para uma cerimônia contou com a presença de Barroso no “bandejão” do STF. Optando por não furar a fila na hora de se alimentar, o ministro solicitou um prato de almôndegas.
De acordo com o presidente, o STF tem trabalhado arduamente para atender à “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas. Esta agenda inclui, entre outras coisas, a transição energética. A mais recente ação do Tribunal nessa direção é uma colaboração com o Exército. O STF e a Força estão planejando construir uma usina de energia solar para diminuir o consumo de energia, além de substituir os sistemas de ar condicionado do Tribunal.
FONTE: Revista Oeste