Blocos de SP politizam carnaval e fazem campanha velada a Boulos

Blocos de SP politizam carnaval e fazem campanha velada a Boulos


Com as eleições municipais se aproximando, o Carnaval de 2024 em São Paulo está sendo marcado por uma politização, onde apoiadores e políticos aproveitam a festividade para se aproximar dos foliões-eleitores em uma espécie de campanha antecipada. Neste domingo (11), pelo menos três blocos distribuíram brindes em apoio ao candidato Guilherme Boulos (PSOL).

Os brindes consistiam em leques coloridos com a mensagem “Fica, vai ter bolo” e uma imagem de um pedaço de bolo, fazendo referência ao sobrenome do candidato e ao seu podcast “Café com Boulos”. Os blocos Prato do Dia, Explode Coração e Bloco do Fuá foram responsáveis pela distribuição dos brindes, que, apesar de não mencionarem diretamente o candidato ou as eleições municipais, foram associados a Boulos durante o desfile do Bloco do Fuá, onde foi chamado de “prefeito” pelos cantores e foliões.

Essa ação faz parte de um movimento de 34 blocos em apoio à candidatura de Boulos, organizado desde o ano anterior. O partido PSOL afirmou não ter envolvimento na distribuição dos brindes, destacando que foi uma iniciativa dos próprios blocos.

Apesar do PSOL negar envolvimento na ação, o perfil do partido no X publicou uma ilustração politizando o Carnaval, com a mensagem “Unidos pelo povo, nosso bloco defende o socialismo e a liberdade há muitos carnavais”. Guilherme Boulos também marcou presença no Carnaval paulistano desfilando na escola de samba Vai-Vai e participando de outros blocos no centro da capital.

Por outro lado, a candidata pelo PSB, Tabata Amaral, também utilizou o Carnaval para se aproximar do eleitorado, acompanhando o desfile do Vai-Vai, onde defendeu um samba-enredo homenageando a cultura hip hop e criticando questões sociais em São Paulo.

O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição e em conversas com o PL, foi vaiado pelo público no sambódromo, enquanto a primeira-dama, Regina Carnovale Nunes, parabenizou os presentes pela manifestação, evidenciando um ambiente político ativo durante as festividades carnavalescas na cidade.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags