
Bolsonaro culpa Carla Zambelli por derrota e diz que ela “tirou seu mandato”
Ex-presidente afirma que episódio da deputada armada impactou sua chapa em 2022
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta segunda-feira (24) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi responsável por sua derrota nas eleições de 2022. Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., Bolsonaro afirmou que a atitude da parlamentar ao perseguir um homem armada nas ruas de São Paulo acabou prejudicando sua campanha.
“Aquela imagem da Carla Zambelli, do jeito que foi usada, perseguindo o cara na rua… Muita gente pensou: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula anulou o voto. Ela tirou o mandato da gente”, disse o ex-presidente.
Julgamento de Zambelli no STF
Enquanto Bolsonaro se queixa das consequências do episódio, Zambelli enfrenta julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O caso ocorre no plenário virtual da Corte e segue até quinta-feira (27).
Nesta segunda-feira, o ministro Nunes Marques pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Mesmo assim, os demais ministros podem seguir votando. Até agora, cinco votos já foram registrados a favor da condenação da deputada.
Se confirmada a condenação, Zambelli poderá sofrer sanções que podem comprometer seu futuro político. Enquanto isso, Bolsonaro tenta se descolar do episódio, atribuindo à deputada parte da culpa por sua derrota nas urnas.