Bolsonaro Depõe em Processo que Ameaça Aposentadoria de Ex-Chefe da PRF

Bolsonaro Depõe em Processo que Ameaça Aposentadoria de Ex-Chefe da PRF

Depoimento à CGU é Parte de Investigação Contra Silvinei Vasques por Atos em Apoio à Campanha de 2022

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta terça-feira (5) à Controladoria-Geral da União (CGU) como testemunha em um processo que investiga as ações de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante as eleições de 2022. Vasques é acusado de uso indevido da instituição para favorecer a candidatura de Bolsonaro, o que pode resultar na cassação de sua aposentadoria.

A audiência ocorre por videoconferência, após a defesa de Vasques ter solicitado o depoimento de Bolsonaro. O ex-presidente, porém, havia preferido dar sua versão por escrito, pedido que foi negado pela Justiça de Santa Catarina, que determinou o depoimento oral.

Além de Bolsonaro, Vasques listou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres como testemunha, cujo depoimento deverá ser dado por escrito. Também foi indicado o atual diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, mas a comissão rejeitou a sua participação.

Investigação

O processo contra Vasques começou na Corregedoria da PRF e, posteriormente, foi transferido para a CGU. A acusação central é de que Vasques teria demonstrado apoio público à campanha de Bolsonaro, inclusive presenteando o então ministro da Justiça, Anderson Torres, com uma camisa do Flamengo personalizada com o número 22, associado ao candidato.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, Vasques poderá sofrer desde uma advertência até a cassação da aposentadoria.

4o

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias