Bolsonaro informa STF que vai viajar para Argentina para posse de Milei

Bolsonaro informa STF que vai viajar para Argentina para posse de Milei


O ex-presidente Jair Bolsonaro comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sua intenção de viajar para a Argentina e participar da posse do presidente eleito, Javier Milei, em 10 de dezembro. O gesto, segundo a defesa de Bolsonaro, visa demonstrar comprometimento com a Justiça, uma vez que o ex-presidente é alvo de investigações em curso no STF.

A petição apresentada por Bolsonaro informa que ele estará temporariamente fora do país no período de 7 a 11 de dezembro. Apesar de ser investigado, Bolsonaro não está impedido de deixar o país, pois não há condenações criminais contra ele.

Bolsonaro anexou cópias das passagens de ida e volta, ressaltando que viajará com sua carteira de identidade, dispensando a necessidade de passaporte. O ex-presidente embarcará na companhia do coronel do Exército Marcelo Câmara, também alvo de investigações relacionadas à venda de joias da Arábia Saudita no exterior.

Em maio, Alexandre de Moraes autorizou a apreensão do passaporte de Bolsonaro em uma operação sobre suposto esquema de fraude em cartão de vacina, mas a apreensão não foi realizada. Para entrar na Argentina, é suficiente apresentar a carteira de identidade, dispensando o uso do passaporte.

Além de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também devem participar da posse de Milei. O governo brasileiro enviará o chanceler Mauro Vieira para o evento, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, não têm previsão de comparecer.

Bolsonaro e ex-assessores estão sob investigação no inquérito das milícias digitais, que apura alegados atos como inserção de dados falsos de vacinação, desvio de joias, ataques ao sistema eleitoral e urnas em lives.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias