Bolsonaro não vai apoiar candidatos do PL que se aliem ao PT
Em um grupo de WhatsApp, o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou claro que não apoiará candidatos do PL que se coliguem com o PT nas eleições municipais deste ano. A mensagem foi enviada em um grupo fechado e causou tensão dentro do partido. Bolsonaro, figura de destaque do PL, está se opondo a alianças com o partido de Lula, mesmo em disputas locais.
Tensão em Jaciara
No município de Jaciara, Mato Grosso, onde Bolsonaro obteve 67,92% dos votos contra 32,08% de Lula, o PL está considerando uma aliança com o PT. Em resposta, Bolsonaro ameaçou publicamente, em um grupo do WhatsApp com políticos do Partido Liberal, que se a coligação for confirmada, ele apoiará candidatos de outras siglas contra a aliança PT/PL.
Reações em Outras Cidades
A situação em Carapebus, no Rio de Janeiro, é similar. O PL está avaliando uma coligação com o PT e o PDT, mesmo após Bolsonaro ter recebido 56,25% dos votos no município em 2022, enquanto Lula obteve 43,75%. Bolsonaro deixou claro que, se essas coligações se concretizarem, ele não apoiará os candidatos do PL nessas regiões.
Incoerência nas Alianças
Nos bastidores, Bolsonaro argumenta que é incoerente o PL criticar a aliança de Lula com Nicolás Maduro e, ao mesmo tempo, fazer coligações com o PT, que apoia o líder venezuelano. Para Bolsonaro, as questões de política nacional devem prevalecer sobre os interesses regionais.