
Bolsonaro revela que só consegue pagar advogados com doações
Ex-presidente afirma que arrecadou mais de R$ 17 milhões via Pix de apoiadores
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que só tem conseguido cobrir os custos de sua defesa jurídica graças a doações feitas por seus apoiadores. Segundo ele, a arrecadação somou mais de R$ 17 milhões, enviados via Pix.
A declaração foi dada na noite desta sexta-feira (14/3) durante sua participação no Flow Podcast. Bolsonaro explicou que a campanha de arrecadação foi iniciada inicialmente para ajudá-lo a pagar multas recebidas por descumprimento do uso obrigatório de máscara em locais públicos durante a pandemia de Covid-19. No entanto, ele afirma que os valores acabaram sendo direcionados ao pagamento de seus advogados.
“Graças a isso, estou conseguindo pagar advogado. Graças a Deus. Se não, eu não teria como pagar”, disse Bolsonaro.
Julgamento no STF
O ex-presidente enfrenta acusações graves na Justiça. Ao lado de outras 33 pessoas, ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostamente planejar e tentar executar um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a PGR, Bolsonaro era o líder do grupo envolvido na trama.
O julgamento da denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) está marcado para o dia 25 de março, às 9h30, na 1ª Turma da Corte.
Atos e mobilização
Nos últimos dias, Bolsonaro também convocou apoiadores para manifestações em frente à Casa Branca, nos Estados Unidos, e em outros países. Além disso, sua esposa, Michelle Bolsonaro, decidiu não comparecer a um evento no Rio de Janeiro ao lado do ex-presidente. O motivo da ausência não foi divulgado.