Bolsonaro sobre eleições: “Vamos vencer para voltar a um período de paz”
Neste domingo (30/6), Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre as eleições de 2026 em Belém, durante o evento de lançamento da pré-candidatura do delegado e deputado federal Eder Mauro (PL-PA) à prefeitura da capital paraense.
O ex-presidente destacou a importância de “vencer para voltar a um período de paz e prosperidade”, ressaltando que é necessário passar pelas eleições municipais de 2024 para chegar a 2026. “Para chegar em 2026, temos que passar por 2024. Por todos os municípios do Brasil”, afirmou Bolsonaro.
Ele também mencionou as eleições de 2022 em Belém, dizendo: “Estávamos no caminho certo” e “algo aconteceu no final de 2022”. Bolsonaro declarou: “Não foram vocês que me tiraram de lá. Foi o sistema. Mas nós vamos vencer o sistema”.
Inelegibilidade
Bolsonaro está inelegível por oito anos desde a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de junho de 2023. O tribunal reconheceu a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante seu mandato.
Embora não possa ser candidato em 2026, Bolsonaro deverá indicar um aliado para concorrer à Presidência. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou em uma campanha que Bolsonaro decidirá quem será o candidato do partido. “Queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. Quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro”, declarou Costa Neto.