Bolsonaro vai depor à PF sobre trama do Marcos do Val
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está programado para prestar depoimento à Polícia Federal (PF) em uma investigação relacionada a um suposto plano golpista divulgado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), que também envolveria o ex-deputado federal Daniel Silveira (sem partido). A data do depoimento ainda não foi agendada.
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, emitiu uma ordem determinando que Bolsonaro e Silveira sejam ouvidos para esclarecer os detalhes sobre as alegadas tratativas de um golpe de estado.
Na última quinta-feira (15), a PF realizou mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a Marcos do Val em Brasília (DF) e Vitória (ES). A investigação sobre o caso foi iniciada em fevereiro, logo após a denúncia feita pelo senador.
Na época, Marcos do Val concedeu uma entrevista à revista Veja, na qual afirmou ter sido convidado por Silveira a participar de um plano que envolvia Bolsonaro e que incluía gravações de conversas com o próprio Alexandre de Moraes. Antes mesmo da publicação da reportagem, o senador compartilhou a história nas redes sociais.
Menos de 24 horas após a denúncia, anunciando sua retirada da política, Marcos do Val se retratou e mudou sua versão dos acontecimentos, tentando minimizar a responsabilidade de Bolsonaro no plano. Além disso, afirmou que cumpriria seu mandato.