Boulos exclui vídeo do Hino Nacional com trecho em linguagem neutra
O evento, que ocorreu na zona sul da cidade, contou com a presença de ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A campanha de Guilherme Boulos (Psol), candidato à prefeitura de São Paulo, retirou um vídeo que mostrava o Hino Nacional sendo cantado com um trecho em linguagem neutra durante um comício realizado no sábado, dia 24. O evento, que ocorreu na zona sul da cidade, contou com a presença de ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No vídeo, a cantora responsável pela execução do hino alterou a letra, trocando “dos filhos desse solo” por “des filhes desse solo”. A gravação estava disponível no canal de Boulos no YouTube em uma transmissão de mais de duas horas.
Em resposta à Gazeta do Povo, a campanha de Boulos afirmou que não autorizou a modificação na letra do Hino Nacional e responsabilizou a produtora do evento pelo ocorrido. A campanha ressaltou que não solicitou nem autorizou a mudança, e que a produtora foi encarregada da contratação dos profissionais, incluindo a intérprete do hino.
O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) entrou com uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Boulos, citando a Lei 5.700/1971, que proíbe alterações na letra do Hino Nacional. Bilynskyj criticou a alteração, alegando desrespeito aos símbolos nacionais.