Boulos vota para arquivar suspeita de ‘rachadinha’ contra Janones

Boulos vota para arquivar suspeita de ‘rachadinha’ contra Janones

Deputado do PSOL alega que “não havia justa causa [nesses casos] porque não havia decoro parlamentar, se não havia mandato à época”


O deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL de São Paulo e pré-candidato à prefeitura, votou a favor do arquivamento no Conselho de Ética da Câmara do caso envolvendo o deputado André Janones, do Avante de Minas Gerais, suspeito de praticar “rachadinha” em seu gabinete.

Boulos argumentou que não havia justa causa para a investigação, já que as suspeitas contra Janones referiam-se a um período anterior ao seu mandato parlamentar. Ele destacou a necessidade de coerência no Conselho de Ética, citando que nenhum parlamentar que estimulou os eventos do dia 8 de janeiro foi processado pelo conselho.

O relatório de Boulos será votado nas próximas sessões, após pedido de vista. As suspeitas contra Janones surgiram após a divulgação de um áudio de 2019, onde ele informou a assessores sobre a devolução de parte de seus salários para reconstruir seu patrimônio. Janones reconheceu a autenticidade do áudio, mas negou a prática de “rachadinha”, afirmando que solicitou contribuições a amigos que se tornariam seus assessores para quitar dívidas conjuntas de campanha.

O pedido de cassação contra Janones foi feito pelo PL de Jair Bolsonaro, sobrenome ligado a escândalos de “rachadinha”. Ele também é alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal, com a autorização da quebra de seus sigilos bancário e fiscal concedida pelo ministro Luiz Fux em fevereiro.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags