Brasil registra mais de meio milhão de casos de dengue em 2024
O Brasil já contabiliza mais de meio milhão de casos prováveis de dengue em 2024, de acordo com dados do Ministério da Saúde registrados nas seis primeiras semanas do ano. A doença também já resultou em 75 mortes, enquanto outras 340 estão sob investigação. Os estados mais afetados são Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, sendo que em quatro desses locais, o surto foi declarado epidemia. O governo federal iniciou a vacinação com a vacina Qdenga, mas a quantidade de doses é limitada, e o público elegível é menor que o desejado.
Os dados atualizados do Ministério da Saúde indicam que a quantidade de casos de dengue pode atingir 4,2 milhões em 2024, alcançando níveis recordes. A análise aponta para a gravidade da situação, e o país enfrenta um dos piores períodos da doença. O coeficiente de incidência da dengue é de 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
No que diz respeito à faixa etária, a maior parte dos casos prováveis está entre pessoas de 30 a 39 anos, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Minas Gerais lidera em número absoluto de casos, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná. O Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência, seguido por Minas Gerais, Acre e Paraná.
A vacinação contra a dengue foi iniciada apenas no Distrito Federal, com crianças e adolescentes entre 10 e 11 anos como público-alvo. Goiás também recebeu as doses e planeja iniciar a imunização em breve. A prevenção da dengue é crucial, e o combate à reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, é uma medida fundamental.