Brasileiros que migraram para Portugal estão passando fome e morando na rua

Brasileiros que migraram para Portugal estão passando fome e morando na rua


Há um crescente número de brasileiros enfrentando dificuldades em Portugal, com muitos deles passando por situações de fome e até mesmo morando nas ruas devido à alta dos aluguéis, que subiram consideravelmente no último ano. O pastor Fabrizio Santos, da igreja evangélica Adonai Church, tem testemunhado essa realidade e tem fornecido ajuda através de cestas básicas e orientação para empregos.

Ele relata casos de brasileiros iludidos por informações enganosas na internet, divulgadas por youtubers, que os fazem acreditar em uma realidade diferente da que encontram ao chegar em Portugal. Esses influenciadores mostram um estilo de vida aparentemente próspero, levando muitos brasileiros a migrarem para o país europeu com expectativas irrealistas e recursos financeiros limitados.

A situação é tão preocupante que até mesmo crianças estão sendo afetadas, com relatos de famílias inteiras sem ter onde morar e sem recursos para se sustentar. O pastor destaca que a cultura e a realidade em Portugal são muito diferentes do Brasil, e que a migração para lá requer um planejamento cuidadoso e realista.

Com o aumento do número de brasileiros buscando ajuda para retornar ao Brasil, o Consulado do país em Lisboa tem sido sobrecarregado, mas carece de recursos para fornecer passagens de volta. Assim, as igrejas católicas e evangélicas, junto com organizações como a ONU, têm sido procuradas para auxiliar nesse processo de retorno.

FONTE: Revista Oeste

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags