
Caiado Ganha Fôlego no DF e Se Aproxima de Lula na Corrida de 2026
Pesquisa mostra governador competitivo, mas cenário ainda depende de Bolsonaro
Com a oficialização de sua pré-candidatura à Presidência marcada para sexta-feira, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), recebeu um incentivo vindo dos eleitores do Distrito Federal.
Uma pesquisa realizada entre 21 e 25 de março revelou que, no DF, Caiado aparece tecnicamente empatado com o presidente Lula nas intenções de voto. O levantamento não incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, nem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas testou outros nomes no cenário.
O desempenho positivo no Distrito Federal pode ser explicado pela proximidade geográfica com Goiás, o que faz com que Caiado seja mais conhecido por esses eleitores do que em outras regiões do país. No entanto, em pesquisas nacionais conduzidas pela Paraná Pesquisas — instituto que realiza levantamentos para o PL de Bolsonaro — o governador goiano ainda não tem mostrado força significativa, especialmente quando nomes como Bolsonaro, Michelle ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entram na disputa.
Nos bastidores, Caiado tem sido aconselhado a buscar uma reaproximação com Bolsonaro, que ainda exerce grande influência sobre a base conservadora. Na semana passada, os dois voltaram a se falar por telefone, após meses de afastamento. Para viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto, o governador precisará decidir se seguirá tentando se consolidar como uma alternativa independente ou se fará gestos mais concretos ao bolsonarismo.