Câmara dos EUA aprova impeachment de secretário responsável pela fronteira
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, por uma margem muito estreita de um voto, o impeachment do secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, encarregado das fronteiras e políticas migratórias do país. A votação foi de 214 a 213, com três republicanos votando com os democratas contra a medida.
Alejandro Mayorkas se tornou o primeiro secretário de Gabinete a sofrer impeachment em quase 150 anos, destacando a intensa pressão dos republicanos para responsabilizar o governo de Joe Biden pela gestão da crise na fronteira com o México. Os republicanos alegam que Mayorkas cometeu crimes graves em sua abordagem à fronteira sul, enquanto alguns especialistas constitucionais discordam da gravidade das acusações.
O processo de impeachment agora segue para o Senado, onde é improvável que Mayorkas seja condenado, dada a maioria democrata. Os democratas ainda estão considerando se avançarão com um julgamento ou encerrarão o processo rapidamente, considerando a natureza política do caso. Desde que os republicanos recuperaram a maioria na Câmara, têm investigado a gestão de Mayorkas na fronteira, mas o ímpeto para um impeachment rápido ganhou força recentemente, especialmente em meio a preocupações crescentes sobre a migração.