Campanha de Trump declara vitória
Os co-gerentes da campanha de Trump, Susie Wiles e Chris LaCivita, declararam vitória antes que o ex-presidente Donald Trump e o presidente Joe Biden apresentassem seus argumentos finais no debate presidencial da CNN, nesta quinta-feira (27). Eles argumentaram que Biden “mostrou exatamente por que merece ser demitido”.
“Esta noite o presidente Trump apresentou o maior desempenho em debate e vitória da história para o maior público eleitoral da história”, disseram Wiles e LaCivita em um comunicado à imprensa.
A dupla argumentou: “Joe Biden, por outro lado, mostrou exatamente por que merece ser demitido. Apesar de ter tirado férias de uma semana em Camp David para se preparar para o debate, Biden não conseguiu defender seu histórico desastroso na economia e na fronteira dos EUA.”
Em um evento histórico, esta é a primeira vez que um presidente em exercício e um ex-presidente debatem nos Estados Unidos.
O debate acontece nos estúdios da CNN em Atlanta, no estado da Geórgia.
O presidente Biden e o ex-presidente e candidato presidencial republicano Donald Trump participaram do primeiro debate presidencial das eleições de 2024 nos estúdios da CNN em Atlanta, Geórgia, em 27 de junho. Este blog ao vivo não está mais sendo atualizado. O NPR Politics Podcast será lançado com um novo episódio durante a noite. Para obter mais atualizações e análises pós-debate na manhã de sexta-feira, verifique novamente NPR.org, sintonize a edição matinal da NPR e assine os boletins informativos Up First e Política da NPR.
Trump e Biden se enfrentaram no primeiro debate presidencial da eleição de 2024 com novas regras, altas expectativas e sem público ao vivo. Os candidatos trocaram insultos, desviaram de questões e discutiram sobre diversos tópicos.
Ambos os candidatos tiveram momentos instáveis - Trump evitou repetidamente o compromisso de aceitar os resultados eleitorais, enquanto a voz rouca de Biden e as respostas às vezes incoerentes provavelmente pouco fizeram para amenizar as preocupações dos críticos sobre sua idade.
A imigração, a economia e a política externa dominaram o debate de 90 minutos. Outros temas importantes, como o aborto, os eleitores jovens e as mudanças climáticas, tiveram muito menos tempo de antena.
As interrupções foram relativamente poucas, graças às novas regras para silenciar os microfones dos candidatos. No entanto, os moderadores fizeram pouco para verificar os fatos ou acompanhar o que foi dito.
Os insultos ficaram pessoais: cada candidato chamou o outro de pior presidente da história. Trump criticou as habilidades cognitivas e o desempenho no golfe de Biden, enquanto Biden atacou o peso e a aparência de Trump.
A campanha de Trump declarou imediatamente vitória, enquanto a campanha de Biden se concentrou na substância em detrimento do estilo. O próprio Biden fez um relatório mais otimista em um evento de campanha logo após o debate.
O primeiro debate pode ter terminado, mas o calendário político ainda está cheio para o verão.