Canoinhas (SC): Prefeita joga livros doados a biblioteca no lixo: ‘Porcaria’
Entre os livros descartados estavam “As Melhores do Analista de Bagé”, de Luís Fernando Veríssimo, e “Aparelho Sexual e Cia.”
A prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PSDB), causou polêmica ao publicar um vídeo jogando no lixo livros distribuídos pelo projeto “Mundoteca”, alegando que são “porcaria” e atribuindo a iniciativa ao governo federal, o que foi desmentido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Entre os livros descartados estavam “As Melhores do Analista de Bagé”, de Luís Fernando Veríssimo, e “Aparelho Sexual e Cia.”, criticado publicamente por Jair Bolsonaro. Juliana Maciel associou o projeto ao PT, afirmando que o governo induz a valores contrários ao que a família acredita.
“Mais uma vez o governo do PT faz esse tipo de coisa: bota o adolescente, bota a criança, induz a coisa que não é dos valores do que a gente acredita, não é o que a família quer que ele aprenda. Não é realmente o que uma criança ou até um adolescente precisa ler numa biblioteca”, diz a prefeita.
Nas imagens, Juliana Maciel também fez um alerta aos outros municípios que aderiram ao projeto, sugerindo os prefeitos devem “fazer um pente fino nos livros para ver se não estão sendo enganados”.
Por sua vez, o governo federal esclareceu através de nota que “Peças de desinformação estão expondo o projeto Mundoteca, da FGM Produções, como sendo uma iniciativa do governo federal. Aprovado a captar recursos por meio da Lei de Incentivo Cultural em 2018, o projeto foi executado entre 2019 e 2023. Apesar de acessar uma política pública de incentivo, a Mundoteca não é uma ação do Governo Federal”. Até o momento, Juliana Maciel não se manifestou sobre o caso.