Cármen Lúcia diz que Moraes foi um ‘grande’ presidente do TSE e que condutas na Corte sempre devem ser ‘formais’

Cármen Lúcia diz que Moraes foi um ‘grande’ presidente do TSE e que condutas na Corte sempre devem ser ‘formais’

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, declarou nesta quinta-feira (15) que o ex-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, foi um “grande presidente” e desempenhou um papel fundamental nas eleições de 2022. A ministra fez essas observações no início da sessão do TSE, enfatizando que falava em nome do tribunal.

Essas declarações surgiram após reportagens do jornal “Folha de S.Paulo” indicarem que o gabinete de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) teria solicitado informalmente à Justiça Eleitoral a produção de relatórios utilizados em investigações relacionadas ao inquérito das Fake News.

Cármen Lúcia reforçou que todos os atos dos presidentes do TSE devem ser “formais” para assegurar a transparência e a segurança do processo eleitoral. Segundo ela, o TSE tem como compromisso garantir a integridade e a liberdade no exercício do voto.

Em resposta às reportagens, durante sessão no STF, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que, por ser presidente do TSE à época, tinha poder de polícia e não precisava formalizar pedidos para si mesmo. Ele garantiu que todas as solicitações foram devidamente documentadas e as defesas estavam cientes das ações.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags