Caseiro do sítio de Atibaia associado a Lula pela Lava Jato é candidato a vereador pelo PT: ‘Vi injustiças de perto’

Caseiro do sítio de Atibaia associado a Lula pela Lava Jato é candidato a vereador pelo PT: ‘Vi injustiças de perto’

Élcio Vieira, conhecido como “Maradona” e ex-caseiro do sítio de Atibaia associado a investigações da Lava Jato, é candidato a vereador pelo PT nas eleições de outubro. Vieira se tornou uma figura central na operação após ser um dos testemunhas-chave no caso que envolveu o sítio de Atibaia, que pertenceu a um associado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Élcio trabalhou como caseiro do sítio a partir de 2005 e, durante a Lava Jato, enviou e-mails relatando o dia a dia da propriedade para um endereço ligado ao Instituto Lula, incluindo informações sobre obras e o estado dos animais. Em depoimento a Sergio Moro, então juiz da Lava Jato, Vieira afirmou que a ex-primeira-dama Marisa Letícia (falecida em 2017) cuidava da horta e dos animais do sítio, que estava parcialmente propriedade de Fernando Bittar, parceiro de um dos filhos de Lula.

A investigação levou à condenação de Lula a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No entanto, em março de 2021, o STF anulou essas condenações, restaurando os direitos políticos de Lula e permitindo sua candidatura e vitória nas eleições presidenciais de 2022.

Agora, Élcio Vieira busca ingressar na política como candidato a vereador, inspirado por sua experiência com Lula e motivado pelo desejo de combater injustiças. Ele acredita que a Lava Jato teve um viés político e não concorda com a sentença que ligava o sítio a Lula. Vieira, que continua trabalhando no sítio de Bittar, declarou ter bens no valor de R$ 206.000, incluindo um carro, uma motocicleta e um terreno.

FONTE E CRÉDITOS : ISTOÉ

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags