Casos de feminicídio e estupro crescem no Brasil Dados do Fórum Brasileiros de Segurança Pública mostram aumento recorde da violência contra mulher no 1º semestre deste ano
No entanto, é importante destacar que o aumento nos casos de estupro e assassinato de mulheres no Brasil, conforme apontado pelo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é uma questão grave e preocupante. O relatório sugere que esse aumento pode estar relacionado, em parte, às medidas de isolamento impostas durante a pandemia do vírus chinês.
Os dados indicam um crescimento de 2,6% nos homicídios e 14,9% nos casos de estupro, incluindo estupro de vulnerável, comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior. A região Sudeste foi a única que apresentou crescimento, enquanto outras regiões registraram reduções nos números de casos.
O relatório também destaca a dificuldade do aparato estatal em implementar efetivamente os dispositivos previstos na Lei Maria da Penha, indicando a necessidade de priorizar medidas para garantir a proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.