CGU diz que estrada beneficia ministro das Comunicações, “não a população”

CGU diz que estrada beneficia ministro das Comunicações, “não a população”


A pavimentação de uma estrada próxima à fazenda do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em Vitorino Freire (MA), segundo técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU), serviu mais aos interesses pessoais dele do que à comunidade local. O dinheiro para essa obra veio de um orçamento secreto da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Juscelino Filho admitiu ser o padrinho da indicação da verba para a pavimentação. A obra, revelada pelo Estadão em janeiro de 2023, passou a ser alvo de investigações pela Polícia Federal e pela CGU. Enquanto o ministro nega irregularidades e afirma que o asfalto beneficia a população, a CGU aponta que a maior parte dos quilômetros pavimentados atende às propriedades do parlamentar, de forma isolada, sem conexão com outras áreas.

A investigação detectou problemas na qualidade da obra, como asfalto malfeito, ruas esburacadas e rachaduras, o que resultou em um prejuízo ao erário de R$ 736,2 mil. A licitação que contratou a empresa responsável pela obra também está sob suspeita de irregularidades.

Juscelino Filho afirmou, em nota, que é o maior interessado na resolução do caso e que sua conduta sempre foi pautada pela ética e pela responsabilidade social. Ele reiterou que sua função como parlamentar é destinar emendas parlamentares para beneficiar as pessoas mais necessitadas, mas que a execução e fiscalização das obras não são de sua responsabilidade.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags