Checagem de fatos: Vídeo de Magno Malta é adulterado para alegar embriaguez
Posts nas redes sociais compartilham uma versão adulterada de um vídeo do senador Magno Malta (PL-ES), insinuando que o parlamentar estava bêbado durante um pronunciamento. Na gravação editada, que circula no Instagram e TikTok, Malta aparece de muletas e aparenta ter dificuldades para se comunicar. O político acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de realizar um “contorcionismo jurídico” para permitir o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência após sua prisão.
Um dos enunciados dos posts diz: “Magno Malta bêbado de novo passa vergonha”.
Contudo, ao consultar o vídeo original, publicado no perfil do senador no Instagram em 1º de junho deste ano, observa-se que Malta discursa sem dificuldades. A versão adulterada reduz a velocidade de reprodução da filmagem e faz cortes para sugerir uma suposta embriaguez. Os movimentos das mãos e da cabeça do senador no vídeo manipulado são mais lentos do que no original.
Essa não é a primeira vez que o político é alvo desse tipo de desinformação. Em fevereiro, o Comprova desmentiu postagens que editaram um discurso do senador durante um ato em São Paulo, também insinuando que ele estava bêbado.
Magno Malta passou por uma cirurgia no joelho em abril e ainda está de licença das atividades parlamentares.
VEREDICTO
Digitalmente alterado. A postagem reduz a velocidade de um vídeo de Magno Malta para alegar que o senador estava bêbado.