Chefe da Abin de Lula confirma que teve encontro com Ramagem fora da agenda oficial
O chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nomeado por Lula em maio de 2023, Luiz Fernando Corrêa, confirmou um encontro fora da agenda oficial com Alexandre Ramagem, que era chefe da Abin no governo Bolsonaro. A reunião secreta ocorreu em 16 de junho, na sede da Abin, algumas semanas após a posse de Corrêa, conforme relatado pelo colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.
A Polícia Federal informou a Lula que suspeita que Ramagem, agora como deputado federal, possa ter buscado informações na agência sobre a investigação de uma suposta “Abin paralela”. A Abin confirmou o encontro entre Corrêa e Ramagem, indicando que foi solicitado pelo deputado à assessoria parlamentar da agência. Alegou que a falta de registro na agenda oficial foi devido a uma falha ou descuido do responsável por divulgar as informações.
Na agenda de Corrêa, apenas “despachos internos” estão registrados no dia da reunião. A Abin afirmou que o encontro foi “protocolar” e destinava-se a permitir que o parlamentar parabenizasse pessoalmente Corrêa por assumir o cargo mais alto da agência.
A Abin também destacou que é comum tanto ex-chefes da agência quanto deputados que fazem parte da Comissão de Controle de Atividades de Inteligência solicitarem agendas com Corrêa. Lula optou por exonerar Alessandro Moretti, da diretoria-adjunta da Abin, o segundo cargo mais importante da agência, mantendo Luiz Fernando Corrêa na chefia.