“Cientista Político Critica STF: ‘Pequeno Grupo Deu um Golpe Judicial'”

“Cientista Político Critica STF: ‘Pequeno Grupo Deu um Golpe Judicial'”

O cientista político Paulo Kramer fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando o órgão de protagonizar um “golpe judicial” ao agir contra a vontade popular. Em entrevista recente, Kramer argumentou que a elite brasileira, insatisfeita com as escolhas democráticas da maioria, tem se utilizado do Judiciário para reverter decisões que não conseguiu nas urnas.

Segundo Kramer, essa elite, formada por setores da classe média alta e mais escolarizados, enxerga as escolhas populares, como a eleição de Jair Bolsonaro, com desdém, por considerarem-nas “cafonas” e fora dos padrões estéticos e intelectuais que eles defendem. Ele afirmou que, diante da impossibilidade de vencer no “mano a mano” da eleição, esse grupo opta por usar o Judiciário para impor suas vontades, numa clara judicialização da política.

Kramer também mencionou a desconfiança que paira sobre o STF desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de condenado em várias instâncias, teve suas sentenças anuladas, o que lhe permitiu concorrer novamente à presidência. Para ele, esse foi um dos sinais de que o Judiciário tem se inclinado para favorecer um lado, prejudicando o processo democrático.

O cientista político destacou ainda que o Brasil vive sob uma avalanche de decisões monocráticas que colocam em risco a segurança jurídica do país, já que muitos direitos fundamentais ficam à mercê de uma única interpretação. Ele ressalta que essa concentração de poder nas mãos de poucos é uma ameaça à democracia e pede uma mobilização da sociedade e do Senado para reverter esse quadro.

Para Kramer, o que estamos presenciando é um “golpe em câmera lenta”, onde as decisões judiciais moldam o cenário político de maneira preocupante, tornando o Judiciário um ator central na política nacional, ao invés de apenas garantir o cumprimento das leis.

Fonte e Créditos: Revista Oeste

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags