
“Ciro Gomes Crítica Empréstimo de Lula: Dinheiro dos Trabalhadores no Bolso dos Banqueiros”
Novo modelo de crédito consignado promete enriquecer bancos e comprometer FGTS, diz ex-candidato à presidência.
Ciro Gomes, ex-candidato à presidência e líder do PDT, usou suas redes sociais nesta quinta-feira (13/3) para manifestar sua crítica ao novo modelo de crédito consignado proposto pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, destinado aos trabalhadores do setor privado. Chamado de “Crédito do Trabalhador”, o programa tem como objetivo oferecer empréstimos com garantia no FGTS, mas Ciro questiona a medida, afirmando que ela beneficiará principalmente os bancos, enquanto coloca em risco a segurança financeira dos trabalhadores.
Segundo Ciro, a mudança permitirá que até 10% do saldo do FGTS e a multa rescisória por demissão sem justa causa sejam usados como garantia para os empréstimos. Ele alerta que isso pode significar uma transferência direta de recursos dos trabalhadores para os banqueiros, que, segundo ele, poderão cobrar juros abusivos, que atualmente chegam a até 40% ao ano no setor privado. “Os trabalhadores estão sendo forçados a dar uma parte de sua poupança e seus direitos, enquanto os bancos continuam a enriquecer”, critica o pedetista.
A medida é vista como uma tentativa do governo de melhorar sua popularidade, oferecendo condições de crédito mais vantajosas para a classe trabalhadora. No entanto, as taxas de juros ainda são uma preocupação, já que, mesmo com a promessa de uma redução, elas podem ficar próximas das taxas do setor público, que atualmente giram em torno de 23,8% ao ano.