Ciro Gomes vira réu por chamar Damares Alves de ‘bandida nazifascista’

Ciro Gomes vira réu por chamar Damares Alves de ‘bandida nazifascista’


O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) tornou-se réu por supostos crimes de calúnia, difamação e injúria contra a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza aceitou a queixa-crime apresentada pela ex-ministra da Mulher do governo de Jair Bolsonaro, que foi chamada por Ciro de “bandida nazifascista da quadrilha do Bolsonaro”. O episódio que levou ao processo ocorreu em uma entrevista dada pelo pedetista ao canal Portal do José no YouTube, em 27 de maio de 2020.

O juiz Ricardo Nogueira esclareceu que a decisão de aceitar a queixa-crime é uma mera admissibilidade da acusação, e não cabe, nessa fase processual, um exame aprofundado do teor dos fatos narrados. Ciro Gomes tem agora um prazo de dez dias para responder à acusação, conforme determinação da 3ª Vara Criminal, datada do último dia 18.

Em maio de 2023, uma audiência de conciliação foi marcada, mas as partes não chegaram a um acordo. Até o momento, a assessoria de Ciro Gomes não se pronunciou sobre o caso.

Damares Alves, em seu perfil nas redes sociais, expressou alegria com a notícia e afirmou não ter medo de “coronéis” ou de intimidadores que buscam desencorajar a participação das mulheres no processo político. Em um vídeo postado em sua conta, ela desafiou Ciro a provar as acusações, destacando que ele terá que demonstrar que ela é uma “bandida nazifascista”.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags