
Com Bolsonaro fora do jogo, Novo prepara Zema para corrida presidencial de 2026
Presidente do partido aposta no governador de Minas como principal nome da direita caso Bolsonaro permaneça inelegível. Aliança ampla contra o PT está no radar.
O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, confirmou que, se Jair Bolsonaro continuar fora da disputa eleitoral em 2026, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, será o nome da legenda para a corrida presidencial. Bolsonaro segue inelegível até 2030, mas tenta reverter essa condição na Justiça.
“Se o Bolsonaro não conseguir viabilizar sua candidatura, vamos trabalhar para lançar Zema como a opção da direita”, disse Ribeiro em entrevista ao portal Poder360. Ele afirmou que uma eventual candidatura do governador mineiro está no centro das estratégias do Novo para as próximas eleições.
Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, é considerado peça-chave no tabuleiro presidencial. E, para Ribeiro, Zema tem o perfil ideal para representar a direita, principalmente num cenário em que o ex-presidente siga impedido de concorrer.
Mesmo reconhecendo que a disputa contra o PT será difícil — apesar da baixa aprovação atual do governo Lula —, Ribeiro afirmou que, caso Bolsonaro consiga retomar seus direitos políticos, também defenderá uma frente ampla da direita com Zema no palanque.
Reeleito no primeiro turno em Minas, Zema tem se consolidado como uma das vozes mais fortes da oposição ao presidente Lula. No último fim de semana, ele marcou presença no ato pró-anistia realizado na Avenida Paulista, ao lado de Bolsonaro. O evento reuniu também outros possíveis presidenciáveis da direita: Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Júnior (PR).
A movimentação nos bastidores indica que, com ou sem Bolsonaro, o tabuleiro da direita já está sendo armado — e Zema parece pronto para avançar umas casas rumo ao Planalto.