Comando da SSP volta à capital paulista após 13 dias no litoral de SP
O gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP) retornou à capital paulista nesta segunda-feira (19/2), após 13 dias de transferência para Santos, no litoral de São Paulo. A mudança ocorreu após a morte de dois policiais, o soldado Samuel Wesley Cosmo e o cabo José Silveira dos Santos, em 2 de fevereiro.
A Operação Escudo, iniciada em 26 de janeiro na Baixada Santista, resultou em 28 mortes em confrontos com a Polícia Militar (PM) e enfrentou críticas de diversas entidades, que apresentaram uma petição à Organização das Nações Unidas (ONU), apontando irregularidades e violações dos direitos humanos.
A SSP não reconhece oficialmente a atual operação como Escudo, alegando que é a terceira fase da Operação Verão, mas o governo confirmou que a operação continuará na Baixada Santista com reforço no efetivo. Durante a Operação Verão, 681 pessoas foram presas, incluindo 254 procuradas pela Justiça, de acordo com a SSP.
O retorno do gabinete para a capital foi anunciado pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ressaltando o compromisso de manter a operação na Baixada Santista e fortalecer o efetivo na região.