Confronto entre traficantes e policiais no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro deixa 10 mortos e 5 feridos

Confronto entre traficantes e policiais no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro deixa 10 mortos e 5 feridos

Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em 10 pessoas mortas e cinco feridas nesta quarta-feira (2). Dois dos feridos são policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais). A ação teve início por volta das 3h da manhã e foi motivada por informações do Setor de Inteligência da Polícia Militar sobre uma reunião de líderes da facção criminosa Comando Vermelho na região conhecida como Vacaria, dentro do Complexo da Penha.

Confrontos e tiroteios aconteceram desde o início da operação, com intensos disparos na mata. Moradores relataram a chegada de forças policiais enfrentando bandidos fortemente armados. Ao todo, nove suspeitos de participar da troca de tiros foram socorridos pelas forças policiais, mas acabaram morrendo no Hospital Getúlio Vargas. Uma décima vítima foi socorrida por moradores e sua identidade ainda não foi apurada.

Durante o confronto, um policial militar foi ferido no abdômen e levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, com estado de saúde estável. Outro policial foi ferido por estilhaços, mas sem gravidade.

Entre os mortos, foram identificados dois criminosos procurados pela polícia: Carlos Alberto Marques Toledo, conhecido como “Fiel da Penha,” gerente do tráfico de drogas no Sereno/Chatuba, e Carlos Henrique da Silva Brandão, conhecido como “Du Leme,” acusado de ser chefe do tráfico de drogas na Chatuba e com quatro mandados de prisão em aberto.

As autoridades continuam as buscas na região em busca de suspeitos que faziam parte da liderança do Comando Vermelho. Helicópteros blindados da Polícia Civil sobrevoam as comunidades da Chatuba e Vila Cruzeiro, e veículos blindados percorrem as vielas da favela e seus arredores.

A operação resultou em impactos nas escolas da região, com o cancelamento das aulas para 3.220 estudantes devido ao tiroteio que ocorreu no início da manhã, coincidindo com o jogo da seleção brasileira na Copa Feminina de Futebol.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias
Tags