Confusão no STF: desembargador aposentado é detido e liberado após desacato

Confusão no STF: desembargador aposentado é detido e liberado após desacato

Sebastião Coelho foi barrado na entrada da Primeira Turma e relata abordagem dos seguranças

O desembargador aposentado Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira (25/3) após tentar entrar na sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sem estar na lista de participantes. O advogado, que representa Felipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, contou os detalhes da abordagem em entrevista ao programa Noblat Blá Blá, transmitido pelo canal do Metrópoles no YouTube.

A sessão analisava a denúncia contra Bolsonaro e sete aliados, apontados como integrantes de um suposto esquema golpista. Coelho foi impedido de entrar e, ao insistir, acabou sendo detido por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

“O senhor está preso”, relatou o desembargador

Na entrevista, Coelho afirmou que foi surpreendido pela abordagem dos seguranças.

“O segurança se interpôs na minha frente e disse: ‘Doutor Sebastião, o senhor está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes’, e já tomou o meu celular da minha mão. Mesmo que eu estivesse sendo preso, não podiam pegar meu celular porque não existia ordem de busca e apreensão”, relatou.

O STF justificou a detenção em nota oficial, explicando que o advogado foi preso em flagrante por desacato e ofensas ao tribunal. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, determinou que fosse feito um boletim de ocorrência e, em seguida, Coelho foi liberado.

OAB promete investigar o caso

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que acompanhará os desdobramentos do episódio e analisará possíveis violações de prerrogativas da advocacia.

“Todos os advogados com processos pautados tiveram garantido o pleno exercício da sustentação oral. A OAB recebe relatos de cerceamento de defesa e tratará do tema junto ao Supremo”, informou a entidade.

A sessão do STF que analisa a denúncia contra Bolsonaro foi suspensa e será retomada nesta quarta-feira (26/3).

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias