Conselho De Secretários De Justiça Defende Assessor De Dino Que Se Reuniu Com Mulher De Traficante
O Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ) emitiu uma nota de apoio ao Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco Brandani, membro da equipe do Ministério da Justiça liderado por Flávio Dino. Essa declaração de apoio surge em meio a críticas direcionadas a Brandani após a revelação de uma reunião, em maio passado, com Luciane Barbosa, associada ao Comando Vermelho (CV) e conhecida como a “dama do tráfico amazonense”.
O CONSEJ isentou Brandani de responsabilidade pela reunião, argumentando que o papel de um gestor penal inclui várias formas de atuação, incluindo a escuta e recepção de pessoas envolvidas com a execução penal. O comunicado enfatiza a importância de considerar informações de órgãos da Execução Penal, instituições de prevenção e combate à tortura, setores de promoção de direitos humanos e outras entidades sociais para avaliar o sistema penal de maneira abrangente.
Apesar das alegações da Polícia Civil do Amazonas de que a Associação Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), presidida por Luciane, está vinculada ao tráfico de drogas e atua em prol de detentos ligados ao CV, o CONSEJ mantém seu apoio a Brandani. O comunicado destaca que, devido à necessidade de cumprimento de agendas institucionais, os gestores penais nem sempre conseguem obter informações completas sobre compromissos e nem sempre conseguem alinhar a legitimidade de receber determinadas pessoas com a oportunidade e conveniência dos assuntos.