Conselho eleitoral da Venezuela entrega atas da eleição à Justiça
Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do país abriu processo para investigar os resultados das eleições presidenciais realizadas no dia 28 de julho
A presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ), Caryslia Rodríguez, anunciou nesta segunda-feira (5) que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) entregou as atas e documentos solicitados sobre as eleições presidenciais realizadas em 28 de julho.
Elvis Amoroso, presidente do CNE, confirmou em uma transmissão ao vivo pela VTV que entregou toda a documentação requerida pelo TSJ, sem fornecer detalhes adicionais. O tribunal havia solicitado ao CNE a entrega das atas de escrutínio das mesas eleitorais em todo o país, a ata de totalização final, a ata de julgamento e a proclamação das eleições.
Rodríguez informou que o TSJ começará a investigar as informações recebidas, com um prazo estimado de até 15 dias para concluir o processo. O tribunal também convocará os candidatos presidenciais e líderes de partidos políticos para apresentar “todos os instrumentos eleitorais” em sua posse e responder a questões levantadas pela corte.
Segundo o cronograma divulgado por Rodríguez, Edmundo González, candidato da oposição, será convocado para uma audiência na quarta-feira (7), enquanto o presidente Nicolás Maduro será chamado ao TSJ na sexta-feira (9).