
Correios entram no jogo: estatal desafia Shopee e Shein com novo marketplace
Em meio a prejuízo bilionário, empresa aposta no comércio digital para se reinventar
Os Correios decidiram entrar de vez no mundo do e-commerce e lançar seu próprio marketplace, o “Mais Correios”. A iniciativa, realizada em parceria com a Infracommerce, coloca a estatal como concorrente direta de gigantes como Shopee, Shein e AliExpress. O contrato foi aprovado pelo Conselho de Administração da empresa e surge em um momento delicado: no ano passado, a estatal acumulou um déficit de R$ 3,2 bilhões.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, defende que a nova plataforma ampliará o alcance do comércio digital para todas as cidades do país. “Somos o primeiro e único marketplace brasileiro capaz de realizar entregas, com estrutura própria, em qualquer lugar do Brasil”, afirmou. A estatal aposta na capilaridade de sua logística para atender regiões menos favorecidas, como Norte e Nordeste, onde as grandes plataformas concentram menos esforços.
O governo federal também entrou no jogo, investindo R$ 800 milhões para melhorar a infraestrutura da empresa. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a entrada dos Correios nesse mercado tornará a estatal mais competitiva.
O “Mais Correios” será lançado ainda este ano, e uma segunda fase do projeto pretende incluir pequenos e médios empreendedores na plataforma, permitindo que eles vendam seus produtos para todo o Brasil. Resta saber se essa estratégia será suficiente para reverter o prejuízo bilionário ou se os Correios estão apenas tentando pegar carona no sucesso dos concorrentes.