Cristina Buarque parte aos 74 anos e recebe homenagem de Lula: “Voz essencial do samba”

Cristina Buarque parte aos 74 anos e recebe homenagem de Lula: “Voz essencial do samba”

Presidente destacou a importância da cantora e compositora na preservação da música brasileira e se solidarizou com Chico Buarque e a família.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste domingo (20/4), a morte da cantora e compositora Cristina Buarque, aos 74 anos. Em uma mensagem nas redes sociais, Lula prestou solidariedade à família da artista, especialmente ao irmão dela, Chico Buarque, a quem chamou de “amigo querido”.

A confirmação da morte foi feita por Zeca Ferreira, filho de Cristina, por meio de uma publicação nas redes sociais.

“Cristina foi uma artista talentosa, que desempenhou um papel marcante na história da música brasileira. Com sua voz firme e conhecimento profundo, ajudou a manter vivo o legado do samba carioca, levando aos palcos e aos corações brasileiros a poesia dos morros do Rio”, escreveu Lula.

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Buarque de Holanda, Cristina Buarque fez história ao lançar, em 1974, a música Quantas Lágrimas, faixa do disco Cristina, que lhe deu projeção nacional.

Mesmo avessa aos holofotes, conquistou respeito entre sambistas, que a apelidaram de “Chefia”, tamanha sua autoridade e dedicação ao gênero. Era vista como uma verdadeira enciclopédia viva do samba.

A perda de Cristina deixa uma lacuna na cultura brasileira, mas sua contribuição seguirá ecoando em cada roda de samba que valoriza as raízes da nossa música.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias