CUT convoca sindicatos para atos do 8 de Janeiro
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou sindicatos e entidades afiliadas para participarem dos eventos marcados para segunda-feira, 8 de janeiro. Além do evento principal em Brasília, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), movimentos populares também planejam manifestações em diversas capitais sob o tema “o Brasil se une em defesa da democracia”.
Em uma nota divulgada na sexta-feira, 5, a CUT enfatizou o histórico do movimento sindical na defesa de um Brasil democrático e convocou a militância das centrais sindicais para se envolver nas atividades e manifestações em prol da democracia neste 8 de janeiro de 2024.
A entidade destacou que a data é vista como resultado de uma “escalada golpista” organizada por “traidores da pátria que não aceitaram o resultado soberano das eleições”.
Os sindicatos e entidades ligados à CUT que participarão dos atos incluem a Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública – Central do Servidor.
Além disso, a CUT do Distrito Federal planeja realizar um ato separado no domingo, 7 de janeiro, às 10h da manhã, em Brasília.