Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses por estupro na Espanha
O lateral-direito brasileiro Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro na Espanha, conforme anunciado nesta quinta-feira (22) em Barcelona. Além da pena de prisão, ele terá que pagar 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) à vítima.
A sentença inclui ainda um ano que Daniel Alves já passou na prisão, o qual será descontado da condenação total. Após cumprir a pena, ele ficará sob liberdade condicional por cinco anos, com a proibição de se aproximar a menos de mil metros do domicílio ou local de trabalho da vítima por nove anos e seis meses.
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, em comunicado, declarou que considera provado que o jogador segurou bruscamente a denunciante, a jogou no chão e, evitando que ela pudesse se mover, a penetrou vaginalmente, mesmo com a recusa da vítima em consentir.
Daniel Alves já havia negado as acusações durante o julgamento, alegando uso excessivo de álcool e rejeitando as alegações de estupro. O julgamento ocorreu em fevereiro e durou três dias, incluindo depoimentos de testemunhas, peritos e a vítima.
Quanto à situação futura de Daniel Alves, ele ainda pode recorrer da decisão a um tribunal superior. Se a sentença for confirmada, ele deverá cumprir a pena na Espanha, a menos que solicite à Justiça para cumprir a condenação em seu país de origem.