Depoimento marcado: Ibaneis Rocha será ouvido no caso da tentativa de golpe

Depoimento marcado: Ibaneis Rocha será ouvido no caso da tentativa de golpe

Governador do DF prestará depoimento como testemunha de defesa e acusação; Moraes arquivou processo contra ele após ausência de provas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu a data em que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), será ouvido no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022. O depoimento, que será feito por videoconferência, está agendado para o dia 19 de maio, entre 15h e 19h.

Ibaneis participará como testemunha tanto da acusação, indicada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), quanto da defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que é um dos principais investigados no caso. O governador já confirmou que comparecerá à audiência.

Apesar de ter sido alvo de investigação e ter ficado afastado do governo por 64 dias logo após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Ibaneis teve o processo contra ele arquivado. A decisão foi do próprio Moraes, com base em parecer da PGR, que não encontrou elementos suficientes para apontar crime.

Já Anderson Torres responde por uma série de acusações graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, e danos ao patrimônio público, inclusive com depredação de bens tombados. Na época da invasão às sedes dos Três Poderes, Torres era o secretário de Segurança Pública do DF e se encontrava nos Estados Unidos.

Compartilhe nas suas redes sociais
Categorias