Deputado Nikolas Ferreira discutirá anistia e liberdade de expressão na Cúpula da ONU em Madri
Deputado brasileiro abordará temas como os presos de 8 de janeiro e as restrições à liberdade de expressão no Brasil durante evento internacional
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi convidado a participar da VI Cúpula Transatlântica, que acontecerá em Madri, nos dias 1º e 2 de dezembro de 2024. O evento será sediado no Senado espanhol e contará com a presença de importantes figuras políticas internacionais. Em conversa com a coluna Entrelinhas, Ferreira revelou que planeja abordar temas polêmicos, como a situação dos presos do 8 de janeiro, a proposta de anistia e a crescente limitação à liberdade de expressão no Brasil.
O parlamentar, que já discursou na ONU no ano passado, destaca a importância de representar a direita em uma plataforma internacional. Em 2023, ele escreveu em sua coluna na Gazeta do Povo que, “mesmo que pequeno, um espaço para a direita em uma organização internacional indica mais liberdade que as universidades brasileiras.”
A Cúpula deste ano enfrenta resistência da imprensa espanhola, de grupos de esquerda e do governo socialista, que tentam barrar sua realização. Entre os palestrantes confirmados estão o ex-primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, a eurodeputada Kinga Gal, e o secretário-geral do partido Vox, Ignacio Garriga. O ex-ministro do Interior da Espanha, Jaime Mayor Oreja, e o presidente do partido colombiano de direita Rede, José Antonio Kast, também serão anfitriões do evento.
Nikolas Ferreira participará de várias atividades destacadas durante o evento, incluindo uma palestra no Youth Program no dia 30 de novembro, que contará com a presença de 150 jovens. No encerramento da Cúpula, em 2 de dezembro, ele compartilhará o palco com Gudrum Kugler, do movimento internacional ARC (Alliance for Responsible Citizenship), e Rita Maria Matias, deputada portuguesa do Chega. Além disso, o deputado se envolverá em diálogos estratégicos com a mídia espanhola e encontros com líderes de direita no Parlamento Europeu.